terça-feira, 27 de agosto de 2013

REFLEXÃO SOBRE LEITURA

“LER PALAVRAS, LER O MUNDO”
    O que é que eu quero dizer com dicotomia entre ler as palavras
e ler o mundo? Minha impressão é que a escola está
         aumentando a distância entre as palavras que lemos e o mundo
em que vivemos. Nessa dicotomia, o mundo da leitura é só o
mundo do processo de escolarização, um mundo fechado,
isolado do mundo onde vivemos experiências sobre as quais
não lemos. Ao ler palavras, a escola se torna um lugar especial
que nos ensina a ler apenas as "palavras da escola", e não as
"palavras da realidade". O outro mundo, o mundo dos fatos, o
mundo da vida, o mundo no qual os eventos estão muito vivos,
o mundo das lutas, o mundo da discriminação e da crise
econômica (todas essas coisas estão aí), não tem contato algum
com os alunos na escola através das palavras que a escola
exige que eles leiam. Você pode pensar nessa dicotomia como
uma espécie de "cultura do silêncio" imposta aos estudantes. A
leitura da escola mantém silêncio a respeito do mundo da
experiência, e o mundo da experiência é silenciado sem seus
textos críticos próprios.
(Paulo Freire)
Medo e ousadia: o cotidiano do professor, p. 164